ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Adquira conhecimento em ORTOMETA® Educação Continuada
Notas em ciência - um passo adiante! ...em breve!
COMPROMISSO
O Prof.Dr. Siddhartha Uhrigshardt Silva atualmente mantém compromisso acadêmico (Graduação e Pós-Graduação) com as seguintes Instituições de Ensino Superior:
Centro Universitário UniDomBosco (SEB/Curitiba/PR) - Professor Associado I - Responsável e associado às seguintes Disciplinas/Programas, do Curso de Odontologia:
Propedêutica II - Fisiologia Oral/Semiologia;
Princípios Generalistas II - Oclusão/DTM;
Ortodontia - I; Ortodontia - II;
Princípios de Bioestatística Aplicada;
Metodologia Científica;
PIEX;
* Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP);
* Líder do Grupo de Pesquisa: "CONHECIMENTO, EDUCAÇÃO, PESQUISA E DECISÃO EM ODONTOLOGIA”. Linha de Pesquisa: "ESTUDOS EM CIÊNCIA APLICADA. VALORES METODOLÓGICOS DE TRANSDISCIPLINARIDADE”;
* Membro fundador / NDE.
-
Centro Universitário UNIPA (UniCesumar/Curitiba/PR) - Professor Associado - Responsável e associado às seguintes Disciplinas/Programas dos Cursos de Odontologia e Fonoaudiologia:
Clínica Integrada Infantil; Clínica Integrada do Adolescente;
Ortodontia;
Estágio Supervisionado I;
Epidemiologia e Bioestatística (Odontologia e Fonoaudiologia);
Oclusão/DTM;
Fisiopatologia do Sistema Estomatognático (Fonoaudiologia);
* Membro fundador / NDE.
-
Faculdade ILAPEO (Curitiba/PR) - Professor responsável e associado às seguintes Disciplinas/Programas dos Cursos de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado) em Ortodontia:
Crescimento Craniofacial;
Técnica Ortodôntica II - Arco Reto (Straight-Wire/Roth);
Clínica Odontológica - Arco Reto (Straight-Wire/Roth);
Ortodontia Preventiva e Interceptativa;
Cefalometria Radiográfica;
Estética Facial (aplicada).
-
RESPEITO AO PASSADO...
Da Akademia de Platão aos dias atuais...
Entre tantas outras possibilidades, “orientais e ocidentais”, de educação e de conhecimento, a primeira indicação histórica ocidental a qual se tem informação, de uma denominação formal para um local próprio e dedicado ao desenvolvimento do conhecimento sob uma proposta consistente, é a Akademia (Academia de Atenas - Platão, Estagira, 384-383 a.C.) (Figura 1**).
Pesquisa, ensino e técnica (diretiva), portanto, representam os três pilares do valor epistêmico fundamental dirigido às ciências da saúde, sendo então a exploração investigativa (pesquisa), a transmissão de conhecimento e de valores de condutas interpretativas associadas (ensino - academia) e, ainda, a capacitação de domínios técnicos proporcionais (técnica), a tríade formativa de relevância requerida aos programas de educação continuada.
Assim, ambientes e locais de exploração do conhecimento, tradições e organizações relativas às intenções de favorecer “a extração de qualidades daqueles que se entregam à possibilidade”, o que, via de regra, permite a intuição de reconhecimento do início do curso de esforços associados à educação, importam à geração de significado relevante em relação aos conteúdos e formas (métodos) de atualização do conhecimento, em busca, perene, do necessário aprimoramento do valor epistêmico implicado.
Todavia, a referida tríade formativa só deve conquistar valor social se e somente se estiver finalmente orientada a partir de valores éticos legítimos, os quais emergem da qualidade do cuidado e do esforço reflexivo decorrente do sem-número de exames, pessoais e intransferíveis, relativos à autocrítica diante das demandas, dos ajustes profícuos e das adequações de atitude, enquanto bases fundamentais de análise e de atenção, neste caso, ao paciente.
A primeira Universidade do mundo ocidental foi a de Bolonha (Itália), quando então em 1088 foi firmada (Figura 2**).
Depois de 720 anos, então era estabelecia no Brasil a Faculdade de Medicina da Bahia (1808), fundada por Dom João VI (Figura 3**).
** fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre
ORTOMETA® 2025